5 BENEFÍCIOS DE APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL

avatar

Daniel Eilers

17/03/2022

Muita gente não sabe, mas aprender a tocar um instrumento musical não é apenas um excelente hobby. Esse tipo de prática pode gerar benefícios em diferentes aspectos da sua vida.

Estudos mostram que tocar instrumentos musicais ajuda tanto nas capacidades motoras do corpo quanto em vários processos cognitivos do cérebro. Confira abaixo alguns dos pontos positivos que a atividade pode gerar. 

1. Melhora a capacidade de memorização

Uma pesquisa publicada na The Telegraph, e várias outras do meio científico, mostraram que tocar um instrumento musical melhora a capacidade de memorização. Segundo ela, ao tocar, os músicos estimulam áreas importantes do cérebro que não são estimuladas por pessoas que não tocam nenhum instrumento, e são regiões responsáveis pela memorização de informações.

2. Torna você mais produtivo

Esse tipo de prática age diretamente na Função Executiva do cérebro. Essa é uma área responsável por execução de tarefas, tomada de decisões, resolução de problemas e seus relacionados. Pessoas que tocam algum tipo de instrumento musical com frequência e disciplina
conseguem melhorar essas funções e, com isso, se tornam mais produtivas.

3. Aumenta a coordenação motora
Tocar instrumentos musicais, principalmente os que envolvem uma quantidade maior de movimentos em conjunto como bateria, violão e piano, também aumenta a coordenação motora.  Inclusive, essa é uma prática muito recomendada para o tratamento de doenças neurológicas e neurodegenerativas. Música também é saúde!

4. Combate o estresse e a ansiedade

Como hobby ou profissão, essa atividade também age diretamente no combate do estresse e ansiedade. Tocar ajuda a diminuir os níveis de cortisol do corpo, que é uma substância que, em grandes quantidades, gera as sensações de ansiedade, nervosismo, raiva e estresse.

5. Melhora a concentração e foco

As regiões da memória que são ativadas quando você toca um instrumento musical também são responsáveis pela concentração e foco. Ou seja, quando você toca consegue melhorar o seu nível de atenção e assim executar tarefas com mais exatidão e qualidade.